De Crianças a Cães: Porque a Nova Geração Precisa Repensar As Suas Prioridades



Com a experiência de quem já passou por fraldas, birras e noites em claro, decide refletir sobre as peculiaridades da vida com filhos. Porque, convenhamos, trocar fraldas pode ser um desafio, mas pelo menos não estou aqui a debater-me com a escolha entre uma Nespresso topo de gama e uma máquina de café mais barata durante oito meses. A sério, há gente que acha que ter um cão é o mesmo que ter um filho. Desculpem-me, mas um filho nunca vai achar que morder os teus sapatos é uma boa ideia – pelo menos depois dos dois anos.

Agora um veterano da paternidade, sei bem que a vida com filhos não é feita de vinho caro e noites tranquilas. Nada disso. A vida com três filhos é um caos glorioso, uma luta constante para manter a casa em pé e os miúdos vivos. Mas sabem que mais? Há algo de profundamente gratificante nesse caos. Quem tem filhos sabe que não é uma questão de "sobreviver ao dia", mas de encontrar pequenas vitórias nos momentos mais inesperados. Afinal, quem precisa de um silêncio inumano quando pode ter risadas e corridas pela casa?

Mas – e há sempre um "mas" – ser pai de três também traz algumas lições inesperadas. Primeiro, a ideia de que estar em sintonia com o mundo moderno é um dado adquirido desaparece no momento em que o primeiro filho nasce. Sabem o que é TikTok? Eu também não sabia, até os meus filhos me explicarem pela enésima vez. E o Snapchat? Bem, o que sei sobre isso vem diretamente da boca dos meus filhos. Não que me faça sentir mais jovem, mas pelo menos sei do que estão a falar. Sim, há pais que estão muito mais a par das tendências do que qualquer adulto sem filhos, porque, sem os miúdos, é fácil cair numa rotina de livros antigos e filmes clássicos. Já eu? Estou a par das últimas modas, mesmo que preferisse voltar à tranquilidade de uma boa leitura dos anos 80.

Agora, vamos falar do que realmente importa: quando tens filhos, as coisas pequenas não parecem tão grandes. Preencher um imposto? É só mais uma tarefa na lista. Quando estás a gerir três crianças com energia ilimitada, a última coisa que te incomoda é um pedaço de papel burocrático. Para quem não tem filhos, talvez isto seja o pico do stress. Para mim? Apenas mais uma segunda-feira.

E sim, com filhos, as grandes questões da vida ficam mais claras. Porque, quando tens três filhos, aprendes rapidamente a não perder tempo com ninharias. Há coisas mais importantes para resolver – como o jantar, as notas da escola e as discussões sobre quem fica com o último pedaço de pizza. O dilema entre uma Nespresso e outra máquina de café? Isso resolvo eu em cinco minutos, porque os meus filhos não me dão tempo para pensar tanto.

E a maior surpresa de todas? Finalmente percebo que os pronatalistas sempre tiveram razão. Porque, por mais que eu adore os meus filhos, não consigo imaginar uma sociedade sem jovens. Precisamos deles, não só para manter as cidades vivas e cheias de energia, mas também porque alguém vai ter de cuidar de nós quando formos velhos. E sinto muito, mas o teu cão, por mais adorável que seja, não vai ser capaz de fazer isso. Então, enquanto eu continuo a ser pai de três, deixo-vos com este pensamento: ter filhos pode ser um caos, mas é o tipo de caos que vale a pena. Afinal, alguém tem de garantir que o futuro está em boas mãos.

Comments

Popular posts from this blog

Pobreza como Escolha: O Paradoxo Cultural Português vs. a Mentalidade Israelita

Navigating the Illusions: A Critique of Liberal Optimism

Centenario morte de Kafka